O Motivo

Em maio de 2016, a deficiente auditiva Melissa Sousdaleff, prima de Millena Machado, postou no Linked-in que estava há oito meses desempregada e sem conseguir entender como isso podia ainda acontecer uma vez que tem qualificação como curso superior e está amparada pela lei que desde 1999 assegura o sistema de cotas para empregar deficientes. Millena olhou ao seu redor e viu que o problema era grave e estava bem mais perto do que podia imaginar. Muitas das pessoas com quem Millena convivia revelaram ter algum amigo ou parente ou colega de trabalho com audição deficiente e pelos mais diferentes motivos: doença, trabalho, efeito colateral de remédios ou até questão de idade.

Foi aí que Millena decidiu buscar apoio dos amigos para criar uma campanha que fizesse sentido para os deficientes auditivos, mas que conscientizasse a sociedade ouvinte para uma convivência de forma leve e respeitosa. O grupo se reuniu por três meses de trabalho com muita pesquisa sobre a deficiência auditiva, entrevistas com médicos, com deficientes auditivos e familiares, visitas a instituições, apuração de projetos científicos, tecnológicos e sociais que beneficiam deficientes auditivos até chegar o momento de criação da campanha #surdoehquemfala

A Campanha

Durante o mês de setembro, formadores de opinião (celebridades, personalidades e youtubers)  publicaram fotos, textos e vídeos sobre a importância da inserção do deficiente auditivo na sociedade.

Foram mais de 10 frases orientando ouvintes a vencer o preconceito e a se comunicar de forma leve, clara e simpática com os deficientes auditivos. A hashtag #surdoehquemfala esteve presente em todas as postagens.

Dois spots de Rádio foram criados e três filmes gravados: um deles, estrelado pelo empresário e inventor, deficiente auditivo, Thierry Marcondes. Diego Querzoli dirigiu um filme com deficientes auditivos empregados e desempregados, com diferentes graus de perda de audição, que usam aparelhos auditivos, que fizeram implante coclear e que se comunicam por Libras para mostrar que as pessoas com deficiência auditiva podem e merecem ser empregadas, que elas são capazes e que algumas grandes empresas já sacaram isso. Assista aos vieos:

 https://www.youtube.com/watch?v=7a1LmuDpiFE&feature=youtu.be

https://youtu.be/9ch5kRdmgYU

Entre as celebridades contatadas que enviaram fotos para a Campanha #surdoehquemfala através de empresários ou assessores estão: Luis Gustavo, Carol Castro, Larissa Maciel, Maria Eugênia (MTV), Julia Pettit, Marcela Fetter (Malhação – TV Globo), Milton Young (Rádio CBN), Ju Valcezia (Faustao), Mauro Betting (Fox Sport), Luize Altenhofen (SBT), MC Gui, Daniel, Luigi Baricelli … Pecas da Campanha foram produzidas com imagens destes artistas e anunciadas nos mais importantes veículos do país, como Jornal O Globo, revista Quem, publicações da Ed Abril… E até revistas de cias aéreas, como a da GOL (que segue abaixo com foto da jornalista idealizadora da Campanha, Millena Machado).

Entre as mídias acionadas que toparam veicular as peças da campanha #surdoehquemfala estão as Emissoras: Globo, SBT, Band, Record, RedeTV!, Cultura, os Canais da Globosat, do grupo Turnner, da Sony, Disney Chanel, os Portais: UOL, Terra, Ig, Globo.com e Microsoft, as Rádios: Antena 1, CBN AM/FM, BAND AM/FM, Nova FM, Cultura, Mix e Metropolitana, os grupos impressos: Abril, Trip, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, os Jornais: Metro e Destaque, as Redes Sociais: Facebook/Instagram, Twitter, a Plataforma Youtube e o Google.

E ainda houve a adesão dos cinemas: Flix Midia (Cinemark), Salas Itau-Unibanco e Play Art que vão exibir os filmes da campanha.

Silenciar a web para escutar a voz de quem não ouve

No dia 26 de setembro, o dia nacional do surdo, todos os internautas foram convidados a fazer vídeos com cinco segundos de silêncio em apoio a campanha. #dia26silencie #silencie A ideia era que o silêncio falasse alto:  “Estou/Estamos em silêncio para você escutar esse recado #surdoehquemfala”.

A campanha quis, através do silêncio, dar voz a quem não escuta e também não é ouvido.

O silêncio, no início das postagens, pode ser uma sensação incomoda para os ouvidos acostumados com barulho, mas o que é apenas um instante sem áudio para nós é uma realidade – sem som e sem voz – para milhões de brasileiros.

O Time

Millena Machado, jornalista com pós em MKT e formação em Design Thinking, apresenta o programa Auto Esporte na TV Globo. Alexandre Peralta, publicitário premiado, dono da Agência Peralta, criou o primeiro comercial para TV com AD – Áudio descrição para cegos. Luciana Schwartz – publicitaria premiada internacionalmente, VP de Mídia e Novos Negócios da Agência Peralta. Luciano Santos, um dos principais diretores de arte do país, com diversos Leões no Festival de Cannes. Diego Querzoli – diretor de cinema, fotógrafo, um dos criadores do movimento fashionfilm, pioneiro e especialista em realidade virtual. Marcos Freitas – jornalista e documentarista, blogueiro e especialista em mídias digitais. Bruno Saike – músico e jornalista, criador da campanha de doação de órgãos para a ABTO-2015 que teve mais de 1 milhão de acessos no YouTube. Mauricio Schorsch – administrador de empresas, especialista em educação profissional na TOTVS, emprega deficientes auditivos em sua equipe. Mauro Carrera – publicitário, com experiência internacional nos mercados musical e de cinema, atualmente BizDev da Panogramma – Realidade Virtual. Priscila Bernardi – publicitária, sócia-fundadora da Boomerong. Ana Sacvazza – jornalista, sócia-fundadora da Boomerong. Em comum, todos têm o convívio próximo com pessoas deficientes.

Apoios

– Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

http://feneis.org.br/

– CBDS – Confederação Brasileira de Desportos de Surdos

http://cbds.org.br/

– Beethoven Haus Bonn

http://www.beethoven-haus-bonn.de/sixcms/detail.php?template=portal_en

Empresas Parceiras

Agência de Publicidade Peralta / Economídia – Assessoria de Imprensa / Jamute – Produtora de Áudio / Graphline – Estúdio Fotográfico / Távola 42 – Show Studio / W21 – Foto e Video / Page PCD – Recrutamento e Seleção / Panogramma / Boomerong / 360 Media House

ANÚNCIOS

IMPRENSA

MEIO&MENSAGEM ÉPOCA CARAS